Avançar para o conteúdo
Início » 7 conselhos bíblicos para cuidar do corpo e da alma

7 conselhos bíblicos para cuidar do corpo e da alma

  • por
7 conselhos bíblicos para cuidar do corpo e da alma

7 Conselhos Bíblicos para cuidar do Corpo e da Alma

Muitas pessoas se preocupam em cuidar do corpo e da saúde, ignorando os 7 conselhos bíblicos em pró de uma alma saudável em acordo com Deus. Outras pensam que fazer academia é pecado ou uma forma de idolatria ao corpo. Como equilibrar essas duas dimensões da vida cristã? A Bíblia tem algo a dizer sobre isso? Neste artigo, vamos ver sete conselhos bíblicos para o dilema de cuidar do corpo numa academia e cuidar da alma.

1-Reconheça que o seu corpo é obra de Deus

O primeiro conselho é reconhecer que o seu corpo é obra de Deus e que Ele o criou com um propósito. A Bíblia diz que Deus fez o homem à sua imagem e semelhança (Gênesis 1:26) e que Ele formou o nosso corpo de forma maravilhosa no ventre da nossa mãe (Salmo 139:13-14). O nosso corpo não é resultado do acaso ou da evolução, mas é um projeto divino que reflete a glória de Deus.

Portanto, devemos cuidar do nosso corpo com devoção e respeito, pois ele é um presente de Deus. Não devemos desprezar ou negligenciar o nosso corpo, mas também não devemos exaltá-lo ou idolatrá-lo. O nosso corpo é um instrumento para servir a Deus e ao próximo, não um fim em si mesmo.

2-Não se esqueça que o seu corpo é templo e morada do Espírito Santo

O segundo conselho é lembrar-se que o seu corpo é templo do Espírito Santo e que Ele mora em você. A Bíblia diz que quando cremos em Jesus Cristo como nosso Salvador, recebemos o Espírito Santo como selo da nossa salvação e como garantia da nossa herança (Efésios 1:13-14). O Espírito Santo é a terceira pessoa da Trindade, que nos ensina, nos guia, nos consola e nos capacita para a vida cristã.

A Bíblia também diz que o nosso corpo é templo do Espírito Santo, que mora em nós (1 Coríntios 6:19). Isso significa que o nosso corpo não nos pertence, mas a Deus. Ele comprou o nosso corpo com o sangue de Jesus na cruz (1 Coríntios 6:20). Por isso, devemos dar glória a Deus através do no nosso corpo, usando-o para fazer a sua vontade e não a nossa. Devemos evitar tudo o que contamina ou prejudica o nosso corpo, como o pecado, a imoralidade, a gula, a preguiça, as drogas, etc.

3-Cuide do seu corpo como um meio de honrar a Deus

O terceiro conselho é cuidar do seu corpo como um meio de honrar a Deus e não como um fim em si mesmo. A Bíblia diz que tudo o que fizermos deve ser para a glória de Deus (1 Coríntios 10:31). Isso inclui zelar pelo nosso corpo, que é uma parcela ou parte da nossa vida.

 Cuidar do nosso corpo pode ser uma forma de honrar a Deus quando fazemos isso com os motivos certos. Alguns motivos certos são:

 Preservar a saúde e a vitalidade para cumprir o chamado de Deus na nossa vida.

Prevenir ou tratar doenças que podem afetar o nosso bem-estar físico e emocional.

Demonstrar gratidão e respeito pelo dom da vida que Deus nos deu.

Testemunhar aos outros sobre o amor e o poder de Deus na nossa vida.

Alguns motivos errados são:

 Buscar a aprovação ou a admiração das pessoas pela nossa aparência física.

Competir ou se comparar com os outros pela nossa forma ou desempenho físico.

Satisfazer a nossa vaidade ou o nosso orgulho pelo nosso corpo.

Fugir dos nossos problemas ou frustrações pela nossa atividade física.                                                  

Sim, eu posso tentar finalizar o texto. Aqui estão os quatro conselhos bíblicos restantes para o dilema de cuidar do corpo numa academia e cuidar da alma.

4-Exercite o seu corpo com moderação e sabedoria

O quarto conselho é exercitar o seu corpo com moderação e sabedoria, sem exageros ou negligências. A Bíblia diz que o exercício físico tem algum valor, mas que a piedade é útil para tudo (1 Timóteo 4:8). Isso significa que devemos dar a devida importância ao nosso corpo, mas sem deixar de priorizar a nossa alma.

Exercitar o nosso corpo com moderação e sabedoria implica em:

Escolher uma atividade física que seja adequada ao nosso perfil, condição e objetivo.

Respeitar os nossos limites e não forçar o nosso corpo além do que ele pode suportar.

Ter um acompanhamento profissional e seguir as orientações médicas para evitar lesões ou complicações.

Ter um equilíbrio entre o tempo dedicado à academia e o tempo dedicado à família, ao trabalho, à igreja, etc.

5-Alimente o seu corpo com qualidade e consciência

O quinto conselho é alimentar o seu corpo com qualidade e consciência, sem excessos ou carências. A Bíblia diz que o nosso corpo é templo do Espírito Santo e que devemos glorificar a Deus no nosso corpo (1 Coríntios 6:19-20). Isso significa que devemos cuidar da nossa alimentação, pois ela afeta o nosso corpo e a nossa saúde.

Alimentar o nosso corpo com qualidade e consciência implica em:

Escolher alimentos saudáveis, naturais e variados, que forneçam os nutrientes necessários para o nosso organismo.

Evitar alimentos prejudiciais, processados ou artificiais, que contenham substâncias nocivas ou calorias vazias para o nosso corpo.

Controlar a quantidade e a frequência dos alimentos que consumimos, sem comer demais ou de menos.

Ter uma atitude de gratidão e de bênção pelos alimentos que recebemos de Deus.

6-Descanse o seu corpo com regularidade e tranquilidade

O sexto conselho é descansar o seu corpo com regularidade e tranquilidade, sem excessos ou faltas. A Bíblia diz que Deus fez o homem para trabalhar, mas também para descansar (Gênesis 2:2-3). Isso significa que devemos dar ao nosso corpo o repouso necessário para recuperar as energias e restaurar as funções vitais.

Descansar o nosso corpo com regularidade e tranquilidade implica em:

Dormir bem e suficientemente, respeitando o ritmo circadiano do nosso corpo.

Relaxar e desestressar, evitando sobrecargas físicas ou mentais que prejudiquem o nosso sono ou a nossa paz.

Aproveitar os momentos de lazer e de diversão, que nos proporcionam alegria e bem-estar.

Guardar um dia na semana para dedicar ao Senhor, ao descanso e à família.

7-Submeta o seu corpo ao Senhorio de Cristo

O sétimo e último conselho é submeter o seu corpo ao Senhorio de Cristo, reconhecendo que Ele é o dono e o senhor do nosso corpo. A Bíblia diz que nós não somos de nós mesmos, mas de Cristo, que nos comprou por um preço (1 Coríntios 6:19-20). Isso significa que devemos entregar o nosso corpo a Ele como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus (Romanos 12:1).

Submeter o nosso corpo ao Senhorio de Cristo implica em:

Obedecer à sua vontade e aos seus mandamentos, que são bons, perfeitos e agradáveis (Romanos 12:2).

Renunciar aos nossos desejos carnais e às nossas paixões mundanas, que são contrários ao Espírito (Gálatas 5:16-17).

Seguir o seu exemplo e imitar a sua conduta, que são puros, santos e justos (1 Pedro 2:21).

Esperar pela sua vinda e pela sua glória, quando Ele transformará o nosso corpo humilhado em um corpo glorioso como o seu (Filipenses 3:20-21).

Conclusão

Cuidar do corpo é importante para a saúde física e mental. No entanto, é importante lembrar que o corpo não é o mais importante. O coração, que é o centro da nossa alma, é o que realmente importa para Deus.

O versículo de Apocalipse 3:11 nos lembra que Jesus está voltando em breve. Quando Ele voltar, não será importante a nossa aparência física, mas a condição do nosso coração.

Por isso, devemos cuidar do nosso corpo de forma equilibrada, mas não devemos esquecer de cuidar do nosso coração. Devemos cultivar uma vida espiritual saudável, baseada na Palavra de Deus e no relacionamento com Jesus Cristo.

Aqui estão algumas dicas para cuidar do coração:

  • Leia a Bíblia diariamente e ore a Deus.
  • Participe de uma igreja local e busque comunhão com outros crentes em Jesus.
  • Sirva aos outros e viva uma vida de amor e compaixão.
  • Perdoe os outros e busque o perdão de Deus.
  • Confie em Deus e deixe que Ele guie a sua vida.

Mas, crente em Jesus, você sabe que a volta de Jesus está próxima. O arrebatamento acontecerá a qualquer momento, e você não quer ficar para trás.

Se você quer estar preparado para a volta de Jesus, você precisa cuidar do seu coração. Você precisa viver uma vida que agrade a Deus.

Aqui estão algumas perguntas que você pode se fazer para avaliar a condição do seu coração:

  • Estou lendo a Bíblia regularmente?
  • Estou orando a Deus todos os dias?
  • Estou envolvido em uma igreja local?
  • Estou servindo aos outros?
  • Estou perdoando os outros?
  • Estou confiando em Deus?

Se você respondeu “não” a alguma dessas perguntas, é hora de fazer uma mudança.

Comece hoje mesmo a cuidar do seu coração. Cultive uma vida espiritual saudável, baseada na Palavra de Deus e no relacionamento com Jesus Cristo.

Se você fizer isso, você estará preparado para a volta de Jesus. Você estará pronto para se encontrar com Ele face a face e passar a eternidade com Ele.

Essa conclusão introduz o assunto da volta de Jesus e da grande tribulação. Ela também usa a linguagem de “crente em Jesus” em vez de “cristão”.

Para torná-la ainda mais persuasiva, você pode adicionar uma chamada à ação, incentivando o leitor a tomar medidas concretas para cuidar do seu coração. Por exemplo, você pode dizer:

“Se você é um crente em Jesus, não espere mais. Comece hoje mesmo a cuidar do seu coração.”

Ou:

“Faça uma avaliação da condição do seu coração. Se você precisar de ajuda, converse com seu pastor ou com um líder espiritual maduro.”

Ler Também:

“A Musculação e o Cuidado do Corpo: O Templo e Morada do Espírito Santo”

Fazer academia é pecado? (o que diz a Bíblia)

Por que Paulo disse que o exercício físico para pouco é proveitoso? Ele era contra atividades físicas?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *